Publicada em 05 de Junho de 2019 ás 08:26:38

Prefeitura realiza campanha de Rastreamento do Glaucoma.

A Prefeitura Municipal de Baixa Grande através da Secretaria de Saúde em parceria com o HCOE – Hospital de Olhos de Feira de Santana realizou, nessa terça-feira (04), entre 07h e 10h, a campanha de Rastreamento do Glaucoma. O evento aconteceu na Policlínica Municipal.

Após o preenchimento das fichas com dados pessoais, os pacientes eram encaminhados às salas de atendimento, onde eram submetidos à medida de pressão ocular, em seguida, dirigidos à consulta com um oftalmologista, cadastro na farmácia e entrega de colírios. Foram distribuídos 100 colírios, incluindo os atendimentos.

A senhora Romilde Almeida, de 75 anos, reside no Povoado de Italegre e disse que essa campanha é muito importante. “A gente cuida da saúde e consegue economizar. O atendimento aqui foi maravilhoso, o pessoal explica tudo direitinho, e o melhor, vou poder ler melhor as mensagens do whatsapp”, completou sorrindo.

A coordenadora da média complexidade, Ravena Mascarenhas, falou acerca dos males causados pelo glaucoma que é uma doença que não apresenta sintomas visíveis, incurável, porém, que pode ser tratada com medicamentos ou cirurgias para atenuar a pressão ocular. Disse também que esse programa é de extrema importância, pois disponibiliza o colírio que é de alto custo, priorizando as pessoas de baixa renda, como intuito de diminuir o índice de cegueira na população.

“A secretaria tem se empenhado em buscar junto ao Governo do Estado fazendo com que esse atendimento seja realizado no município, a cada trimestre, que é o tempo de uso do colírio distribuído. Solicitamos, e em contra partida, disponibilizamos área física para o atendimento e alimentação, e a equipe executou o serviço”, conclui.

Secretaria de Saúde- Ver é Viver!

Prefeitura Municipal de Baixa Grande- Minha Cidade, Meu Futuro!

ASCOM – Baixa Grande- BA.