Publicada em 14 de Setembro de 2018 ás 01:12:03

Secretária de Educação e Primeira-Dama participam do Programa “A Hora do Executivo”.

Elieide, Luziane e Rejane.

Na manhã de sexta-feira, 13 de setembro, foi ao ar através da Rádio Comunitária Baixa Grande FM (87,9Mhz), mais uma edição do Programa “A Hora do Executivo”, que é uma realização da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Baixa Grande e contou com a participação da Secretária de Educação, Rejane Miranda e a primeira-dama Elieide Borges.

A secretária de educação iniciou o bate papo falando sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), falando que entre os 15 municípios da Bacia do Jacuípe, Baixa Grande, em 2017, ficou no quinto lugar, com média 4,5 nas séries iniciais, alcançando a meta. A escola Maria Edna teve a melhor nota de todas as escolas da Bacia, com média 6,8. Porém, nas séries finais (nono ano) não se alcançou a meta. Aliás, nenhum município da Bacia do Jacuípe alcançou a meta. A secretaria já está discutindo ações para mudar esse quadro, implementar estratégias de melhorias: “vamos fazer reuniões com professores e direção e discutir de que forma podemos nos unir para ultrapassar a meta o ano que vem”, disse.

Sobre as reformas nas escolas, que fazem parte do plano de aplicação do precatório, citou a Escola Adenias Rodrigues que sofrerá uma nova reforma, sobretudo pelo fato de sediar o Pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB),e ainda, possivelmente cursos profissionalizantes, que estão sendo requisitados pelo IFBA, também nas dependências da escola,e afirmou que a secretaria já está em contato com o Instituto para, em breve divulgar a lista dos cursos que serão disponibilizados e datas para inscrições, bem como a divulgação do tão sonhado vestibular, que aguarda apenas a divulgação do edital da UNEB para ser realizado. Citou ainda a Escola Maria Edna Matos que terá a construção de 03 salas além de outras pequenas reformas, e que muitas outras unidades de ensino terão uma reestruturação.

Frisou acerca de alguns Projetos que são executados pela secretaria, elaborados pelos coordenadores, como, por exemplo, “O lúdico na educação infantil”, “Construindo emoções” e “Meio ambiente é uma questão de educação”, que resultou no Desfile Cívico do 7 de setembro, e muitos outros. Disse também que uma Educação de qualidade é uma busca constante e que são necessárias ações que sustentem um trabalho em equipe e uma gestão que priorize a formação docente contribuindo para um processo de qualidade. Sobre a BNCC- Base Nacional Comum Curricular, explicou sobre o objetivo principal que é reduzir as desigualdades de aprendizagem. Agradeceu a parceria de todas as secretarias de governo, explicou sobre o precatório e finalizou a entrevista com a frase, “abrace a educação com muito carinho”.

A primeira-dama falou sobre as ações sociais realizadas por ela juntamente ao prefeito Heraldo para a comunidade, sobre a Reforma do CRAS e a inauguração do novo parque infantil que, é bem desfrutado pelas crianças freqüentadoras do CRAS e dos bairros próximos. Ela conta que se sente feliz e realizada em poder proporcionar ás crianças momentos de alegria e descontração, completando assim o tempo ocioso e vago dos pequenos, ao tempo em que afastam possíveis pensamentos maliciosos que venham ferir o futuro cidadão. Assegurou que a meta do Governo Minha Cidade, Meu Futuro é de instalar muitos outros parquinhos pela cidade a fim de oferecer lazer e alegria a todos os baixagrandenses.

ASCOM – Baixa Grande-BA.