Publicada em 07 de Janeiro de 2020 ás 11:26:22

Pelo 3º ano consecutivo, Folia de Reis é realizada em Baixa Grande

A cidade de Baixa Grande foi palco, nesta segunda-feira (06), da tradicional festa folclórica de Folia de Reis. Pelo 3° ano consecutivo, a festividade é realizada por um Grupo de Sambadores da região, organizada pelo jovem Washington Filho e total apoio da Prefeitura Municipal de Baixa Grande.

Iniciado às 19:00 h, partindo do Bairro da Quadra Q, o grupo de sambadores passou pela Avenida 02 de Julho, visitou a Rua 07 de Setembro e participou da missa na Igreja Matriz. Logo após, se dirigiram até o coreto da praça, onde cantaram chulas e sambaram até amanhecer o dia.

O organizador do evento, Washington Filho, disse que é uma satisfação contribuir com a cultura do município. “Sou jovem, e participo dessa cultura já tem um tempinho, na faixa de uns 8 anos que participo de samba de roda, e para nós gente é uma satisfação está aqui, mais um ano com saúde e alegria, mantendo viva essa tradição”, disse ele.

Por sua vez, o senhor Sival, integrante do grupo de sambadores, deixou seu depoimento. “Já tenho o costume do tempo dos meus pais de fazer o ponto cultural, nasci e me criei tendo esse respeito, meu amigo Whashington aqui, um jovem, e juntos, trabalhamos no ponto de proteger ele, mantê-lo conosco para continuar mantendo essa cultura, e se ele já aprendeu até aqui, com certeza vai aprender muito mais”.

Representando Prefeito Heraldo Miranda, estiveram presentes, a primeira-dama, Elieide Borges e o chefe de gabinete Nailson Santos. O professor Etinho, participou do evento, representando a secretária de educação, Rejane Miranda.

Tradição - No dia 06 de janeiro comemora-se o Dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo. Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino. A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil na época da colonização.

Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto, que agradecem ao hospedeiro e seguem para o próximo destino. No dia de Reis, 6 de janeiro, a bandeira retorna à casa do embaixador.

Governo Minha Cidade, Meu Futuro!

ASCOM Baixa Grande

Veja as fotos